Sinopse x argumento x logline | #GlossárioLiterário

Depois de descobrir que muitas pessoas da própria área desconhecem alguns dos termos, resolvi começar essa série de posts e vídeos com termos comuns no mundo literário para que nós cresçamos juntos. Pode ser difícil encontrar conteúdos como esse em português, e os termos que vou mostrar nesse post são materiais essenciais para você ter em mãos na hora de vender a sua história. Você nunca sabe quando a oportunidade pode surgir!

Se existe algum termo que você quer saber mais sobre, deixe nos comentários 😉

Você pode ver o conteúdo desse artigo em formato de vídeo abaixo. Mas, se preferir, após ele está a versão escrita.

O que é sinopse?

É como se fosse o trailer do filme. Você conta o bastante sobre a história para deixar a pessoa fisgada e se perguntando o que vai acontecer em seguida. Tem que ser deixada uma grande questão para qual a pessoa só saberá a resposta se ler o livro inteiro. É geralmente um material mais comercial, como serve para o público final. Será desenvolvido junto da equipe da editora, pois é, em partes, uma propaganda do livro.

  • TAMANHO: Um parágrafo
  • CARACTERÍSTICAS: Comercial, fisgar sem entregar
  • PÚBLICO-ALVO: Leitores e imprensa

Como exemplo, segue abaixo a sinopse de “Antes que eu me perca”, roteiro de longa-metragem que estou desenvolvendo no momento:

Helena sente-se presa no Brasil conservador dos anos 20. Tudo o que quer é se livrar dos pais e da vida que eles já planejaram para ela — até porque está apaixonada por uma mulher, com quem quer fugir. Mas, quando o pai descobre isso, envia-a ao Hospital Colônia de Barbacena. E o que era para ser um hospital psiquiátrico sério, àquela altura, havia virado um inferno na terra: qualquer pessoa que fugisse às regras da sociedade era mandada para lá, e a superlotação trouxe fome, sede, má higiene e muitas mortes — agravadas pelo costume de realizar terapias de choque. Agora, não é mais questão de liberdade: Helena deve lutar para sobreviver.

Top 30 To Read GIFs | Find the best GIF on Gfycat

O que é argumento?

Esse já é um material mais interno, ou seja, que você vai usar para vender sua ideia para agentes, editores, concursos, etc. O argumento é um grande resumo da sua história, do começo ao fim, mas também com uma pegada de propaganda (no sentido de que você quer convencer quem está lendo a investir nesse material). Então você não vai simplesmente contar de forma resumida a série de acontecimentos, mas mostrar porque a sua história vale a pena. Esse material é mais comummente utilizado para materiais audiovisuais — quando roteiristas propõem séries para financiamento, por exemplo, esse geralmente é o documento que convencerá os investidores. Pode ser feito o roteiro apenas do piloto e o argumento com a sinopse de cada episódio, a descrição de cada personagem, referências visuais, etc. O tamanho também pode variar bastante — no ano passado, eu participei de um concurso de argumentos de roteiro de longa-metragem onde o limite era de 3 páginas.

  • TAMANHO: 3 a 20 páginas (depende do projeto)
  • CARACTERÍSTICAS: Conta toda a história realçando características que mostrem porque a história merece ser contada
  • PÚBLICO-ALVO: Investidores, editores, editais

Clique aqui para ler o argumento de “Antes que eu me perca”, que foi o oitavo colocado no Prêmio LATINX 2019 (sob o nome “O pôr do sol em Barbacena).

O que é logline?

A logline é o material mais resumido que pode vender a sua história. É apenas uma frase que resume e instiga. Ela pode ser usada tanto para o público interno, como por exemplo num concurso literário, quanto para o externo na hora da venda. Pense naquela frase que vai no topo do pôster de um filme.

  • TAMANHO: Uma frase
  • CARACTERÍSTICAS: Instigante e entrega o tema
  • PÚBLICO-ALVO: Interno ou externo

Essa é a logline de “Antes que eu me perca”:

Enquanto os sãos iam presos, a doença da intolerância corria livre no Brasil.

E você, já tem esses materiais para a sua história? Qual deles você achou o mais difícil de fazer?

Salve essa imagem no seu Pinterest clicando aqui!

Publicado por Aléxia

Escritora de sonhos, sonhadora do impossível.

Deixe um comentário