Como fazer a sinopse do seu livro: passo a passo e exemplos

Alguns escritores conseguem escrever livros gigantes, cheios de descrições e ricos em detalhes, mas quando chega na hora de fazer uma simples sinopse eles travam. E esse é um documento muito importante pra você ter não só na hora de divulgar o seu livro, mas de inscrever ele em prêmios, conversar com editoras e assim por diante. Então, eu fiz um passo a passo com 6 etapas para você conseguir fazer a sinopse da sua história.

Se preferir, o conteúdo desse post também está disponível em forma de vídeo:

A importância da sinopse

Como autora, eu tenho facilidade em resumir as coisas. Inclusive, tenho o problema oposto de muitos escritores: meus livros geralmente ficam pequenos demais, eu tenho que voltar e adicionar cenas, adicionar detalhes pra deixar as coisas mais claras. Isso pode ser visto como desvantagem, mas na hora de fazer materiais como resumos, sinopses e loglines é uma coisa muito vantajosa. Então eu quero ajudar as pessoas que não têm tanta facilidade nessa área. Como eu falei na introdução, a sinopse é muito importante não só pra ser aquela coisa que vai atrás do seu livro e chamar atenção de um potencial leitor. É claro que isso também é um ponto muito importante dela, mas isso não quer dizer que você precisa pensar nela só na hora que seu livro está pronto para ir para as livrarias. Nós escritores brasileiros dependemos muito de prêmios, concursos, editais e apoio de editoras ou agências que queiram apostar na nossa ideia sem que a gente precise investir nisso. E a grande maioria dessas editoras (ou companhias que promovem concursos) vai pedir uma sinopse do seu livro para saber se elas querem continuar lendo, se querem saber mais sobre o seu projeto.

Então é muito importante você bolar essa maneira rápida de contar a sua história, de convencer a outra pessoa de que sua história vale a pena não só para você inscrever em prêmios, concursos e editais, mas para ter na ponta da língua caso você encontre alguém de uma editora ou agência literária, quem sabe numa feira e possa contar em poucas palavras por que o seu livro vale a pena ser lido. Outra dica importante é fazer uma versão mais longa e completa dessa sinopse, que é o que eu vou explicar daqui a pouco como fazer, e uma versão mais curta e enxuta, porque às vezes os concursos exigem um número de caracteres máximo.

O passo a passo

Então, vamos lá: eu criei esse passo a passo com 6 etapas, que são algumas perguntas que você vai responder para entender quais são os pontos centrais da sua história, o que precisa estar nessa sinopse. Eu criei um documento para te ajudar a preencher essas lacunas, que você pode acessar aqui para baixar e imprimir ou usar online.

1) O protagonista e personagens relevantes

Quem é o protagonista e quais são os personagens que vão mudar a vida dele e mover essa história? Você pode, por enquanto, só listar essas pessoas sem se aprofundar muito nelas. Pense nas pessoas que vão impactar diretamente o enredo central, chegar na vida do protagonista e mudá-la.

2) Antes de tudo mudar

Como é a vida normal desse protagonista antes do acontecimento? Coloque numa frase, da maneira mais resumida possível, como é o dia a dia dessa pessoa antes de acontecer o que acontece.

3) O Incidente Incitante

Qual é o acontecimento que desencadeia tudo, ou seja, o Incidente Incitante? Aqui tem um link pro meu vídeo onde eu falo sobre os três atos que fala um pouquinho mais sobre o que é o Incidente Incitante (lembrando que isso também está explicado em detalhes no meu ebook). Mas, basicamente, é aquele primeiro acontecimento que vai acender uma faísca no seu protagonista, e vai fazer com que o normal fique bagunçado.

4) Os primeiros desafios

Quais os primeiros desafios que esse protagonista vai enfrentar? Como ele vai reagir a esse primeiro acontecimento e como isso vai levar ao auge do livro? Como ele vai lidar com isso? De novo, da maneira mais resumida possível.

5) Quais lições têm aqui?

O que esse protagonista vai aprender? E aqui é importante deixar sem spoilers, porque você não quer entregar o fim do livro. Mas, de uma maneira geral, quais os desafios que ele vai enfrentar e quais visões ele vai mudar – por exemplo, nunca mais vai ver sua família da mesma maneira, ou vai mudar a visão que tinha sobre sua carreira. Então, de forma resumida e sem muitos detalhes, sem muitos específicos, o que que ele vai aprender no fim dessa jornada.

6) A menina dos olhos

Depois de saber qual é o Incidente Incitante, por que uma pessoa vai querer continuar lendo seu livro? Ou seja, qual é aquela pulga atrás da orelha, qual aquele detalhe que vai fazer ela querer pegar e ler o livro — ou, no caso de editores, agências e concursos, por que ela vai querer investir nesse livro.

Depois de responder a essas perguntas, você já vai ter um modelo, um esqueleto do que você vai poder falar na sua sinopse. Então nós temos a protagonista que levava a vida de certa maneira, até que aconteceu certa coisa. Ela vai ter que enfrentar certos desafios e lidar com certas pessoas para ao final aprender uma lição.

Exemplos de sinopse

Agora, eu gostaria de ler dois exemplos para vocês. O primeiro é do meu livro “Herdeiros da Natureza: Doce Sacrifício” (que, aproveitando, veja aqui como comprar a versão física e autografada!)

Quando criança, Angelique Dubois vê sua melhor amiga sumir diante dos seus olhos, levada por uma esfera flutuante de fogo. Anos mais tarde, descobre que as duas fazem parte de uma sociedade de deuses humanos que têm poder sobre os quatro elementos da natureza. Enquanto tenta se adaptar à nova vida como deusa da água – os colegas de quarto, professores e monitores de Aqua, os poderes, os treinamentos – descobre que esse caminho não será traçado com facilidade: as sociedades Ignis e Terra têm uma visão diferente da de Aqua e Aer sobre sua missão em nosso planeta — e sua insistência em convencer os colegas a mudarem de ideia, apesar da esperança dos deuses da água e do ar, não foi deixada no passado. Angelique terá de aprimorar seus dons enquanto tenta entender o que se passa na cabeça desses líderes, se preparando para enfrentá-los.

A outra sinopse que eu fiz é de um roteiro de longa metragem que eu fiz, então é um projeto bem diferente, mas eu também tive que bolar a sinopse para inscrever em alguns prêmios, vários tipos de materiais de marketing, então foi um desafio interessante também.

Brasil, 1929. Helena é uma jovem que sonha em se livrar dos planos conservadores que os pais têm para sua vida. Seu objetivo é conseguir fugir com a namorada, Catarina, sem olhar para trás. Mas, quando o pai as flagra aos beijos, julga-a louca e a envia para um hospital psiquiátrico. No Colônia de Barbacena, Helena encontra um verdadeiro holocausto: o local está superlotado porque para lá são enviados homossexuais, negros, mães solteiras, prostitutas e até inimigos políticos. Falta comida, roupa e abrigo, e muitos funcionários vêem a cadeira de eletrochoques como solução para insubordinações. Agora, Helena terá de lutar por direitos que nunca imaginou que perderia. “Antes que eu me perca” ilumina um momento escondido da história brasileira, que culminou em mais de 60 mil mortes durante quase um século de funcionamento do Colônia.

É importante reparar também que cada projeto tem suas particularidades. Esse último, por exemplo, é uma história baseada em fatos reais, e eu queria chamar atenção pra isso, porque é uma história pouco conhecida. Esse inclusive foi um dos motivos pra eu querer escrever essa história, e eu acho que mais chama atenção, que mais tem “potencial de venda”, digamos. Então é algo que eu não quis deixar de fora na sinopse.

Espero que esse modelo possa ajudar você a começar a moldar uma sinopse, uma versão resumida da sua história que instigue leitores e pessoas do mercado a lerem e investirem.

Se você tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, eu vou responder com certeza, e compartilhe com seus amigos autores para que eles também possam fazer a própria sinopse 🙂

Publicado por Aléxia

Escritora de sonhos, sonhadora do impossível.

Deixe um comentário